quarta-feira, 20 de setembro de 2017

I Fórum Cultural do Litoral Norte reúne artistas, produtores e intelectuais em Caraguá

Foto: Regis Thiago/TJM
Fala galera! Hoje vou falar do I Fórum Cultural do Litoral Norte que aconteceu no último final de semana em Caraguá. O evento teve início na sexta (15) e terminou no domingo (17).

Falou de cultura, o blog Tudo Junto e Misturado está lá e dessa vez não foi diferente. Tive a oportunidade de conversar, debater e aprimorar meus conhecimentos com outros militantes do nosso litoral como professores, servidores públicos, artistas teatrais. Além disso, fiz parte do grupo do Mestre da cultura popular Lumumba, e conheci o ator Marcelo da Histórias. Ambos possuem um papel destacado de articulação do movimento cultural no Brasil e na América Latina.

No sábado à tarde o espaço de diálogo foi com os gestores culturais das quatro cidades do Litoral Norte: Silmara Mattiazzo, de Caraguatatuba, Adbailson Cuba, de São Sebastião, Nuno Gallo, de Ilhabela e Fernanda Ramiro, de Ubatuba. Assim pode ser discutido “Políticas Públicas”, tornando o encontro importantíssimo para os artistas que lutam em prol da cultura no litoral.

Cultura: A Pedra no Sapato de qualquer governo Totalitário

Foto: Regis Thiago/TJM
Já reparou que quando se fala em reduzir gastos; governos totalitários cortam primeiro a verba da cultura? Claro né gente, cultura abre sua mente, te faz sonhar e acreditar em mudanças. Você não acha que um governo não democrático vai querer você pensando fora da caixinha e batendo de frente com sua forma de governo né?

Esse encontro é muito importante para que essa classe cultural continue essa militância contra qualquer forma de censura.
Apesar do colapso cultural vivido por nossa sociedade, se continuarmos nossa luta, podem surgir infinitas possibilidades e perspectivas da existência humana.

Pensando nisso, o Blog Tudo Junto e Misturado foi criado, para destacar a importância que a cultura, e o conhecimento podem trazer e transformar vidas.
Olhe o mundo com os olhos de uma criança, sinta a cultura dentro de você. Todos nós de alguma forma temos uma cultura enraizada dentro de nós.

Segundo o site Significados, Cultura inclui significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.

Não deixe pessoas e governos censurarem seus pensamentos e sonhos, afinal, somos livres e responsáveis por eles. Pense de forma coletiva e juntos vamos fazer a diferença e plantar cultura pelo mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário