segunda-feira, 10 de julho de 2017

Caraguá poderá se tornar a 1º cidade identitária com Bolsas e Acessórios em "Fibra de Pneu"




Artista, Design e Visionária, Sirley Ordonis leva o nome de Caraguá para o Brasil e o mundo, ao produzir acessórios e bolsas feitas com fibras de pneu. Com um trabalho único no país e no mundo, já participou do programa Ana Maria Braga, e de quebra, participou este ano da 22° Feira Francal Top de Estilismo, que aconteceu em São Paulo, conquistando o 2º lugar na classificação geral; um evento renomado na América Latina no segmento.

Com seu trabalho registrado, sendo exclusivo e autêntico da artista, seu nome vai sendo divulgado neste segmento, atraindo investidores que apoiam a sustentabilidade e Caraguá tem a possibilidade de se tornar uma cidade indentitária, assim como outros municípios de nossa região.

Claro que nós do Blog Tudo Junto e Misturado não poderíamos ficar fora dessa, e fui lá bater um papo com essa mega artista. Sirley muito simpática e de uma educação tremenda, explicou um pouco sobre seu trabalho e como surgiu essa ideia. “Vim de São Paulo há 18 anos, antes de me mudar para Caraguá eu sempre trabalhei no setor administrativo –(Financeiro), mas sempre gostei de inventar, e ser muito criativa. Nunca gostei de desperdiçar, tudo podia ser reaproveitável. Assim que cheguei não estava fácil arrumar trabalho na minha área e enquanto não encontrava, procurei ser voluntária em uma creche e a fazer bolsas de tecido para arrecadar dinheiro para creche”.

Depois disso ela foi procuro a Sutaco (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades) na área de artesanato, onde teve seu primeiro contato com a fibra de pneu e gostou, foi como amor a primeira vista. “Tendo o primeiro contato, fui pesquisar mais sobre o assunto e aí surgiram minhas primeiras bolsas. Tive um pouco de dificuldade com relação à matéria prima, no entanto,  eu fiquei sabendo que os pescadores faziam redes com esses fios que eles ganhavam de alguém que até hoje eu não sei, e dai em diante não parei mais”.  

Já sobre os dias atuais, de forma profissional e artesanal seu trabalho não para, om o passar do tempo foi conquistando seu espaço e diversos clientes no mundo todo. “Hoje tenho registro dos direitos autorais sobre esse trabalho; o fornecimento da matéria prima de uma indústria, material que poucos conheciam e ia tudo para descarte, lembrando que demora 600 anos para absorver na natureza, e falo com toda certeza, apenas eu faço esse trabalho”.

Curioso que sou, perguntei qual foi a sensação de participar de um evento como a Farncal e ainda conquistar um prêmio entre os três melhores, “foi a primeira vez que participei e fiquei em 2 lugar. Foi uma sensação que não da para descrever, sou autodidata, nunca fiz cursos e estava entre os melhores designs e fui uma das finalistas. Me inscrevi para participar, apenas para servir como experiência no meu currículo, e jamais imaginei ficar entre os primeiros, foi algo além do imaginado”.  

 O Presidente da COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) salientou a importância de um artista como Sirley em Caraguá, “nós temos que valorizar demais uma artista como a Sirley na cidade porque nós temos uma artesã do gabarito dela concorrendo a um prêmio de nível internacional e ainda ser premiada com a segunda posição no ranking geral, em um prêmio de estilismo, é muito gratificante. Geralmente quando falamos de litoral norte, de Caraguatatuba, se fala de praia, se fala de sol, de algumas coisas relacionadas a isso. Então quando temos um trabalho diferenciado nós temos que valorizar demais isso. É algo sensacional, fantástico, acredito que ela mereça todas as homenagens que a cidade possa proporcionar, e o município também sabendo explorar todo esse marketing em cima do trabalho dela fortalece não só Caraguatatuba como o trabalho dela também. Uma pessoa muito bem vista aí e a gente acredita que ela possa colher mais furtos futuros, sem contar que as bolsas dela são lindas”.

Já sobre novos projetos a artista falou que tem alguns, mas não quis entrar não quis entrar muito em detalhes, mas que promete movimentar esse mercado de forma criativa e sustentável.
Mais informações:
https://www.facebook.com/sirley.ordonis

Tel.: 12-98156-2187/99703-4453

3 comentários:

  1. Parabéns, seu trabalho é dê suma importância para o meio ambiente, além de ser lindo!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu trabalho,muito criativo,bonito e principalmente sustentavel. Perfeito.

    ResponderExcluir
  3. Que trabalho interessante e criativo. Parabéns e sucesso!

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir