quinta-feira, 6 de março de 2008

Refletindo sobre a escrita e tecnologia

A tecnologia vem crescendo cada vez mais, facilitando a vida dos seres humanos. Um dos fenômenos da tecnologia conhecida pelo mundo inteiro é a internet. A internet vem sendo considerada como uma central de utilidades, alguns exemplos são: compras, pesquisas, comunicação... E o melhor: podemos usufruir de tudo isso sem sair de casa.
A comunicação virtual pode-se dizer, é um dos meios mais utilizados pelos usuários da internet, como os e-mail`s, chat`s, msn`s, pois oferecem facilidade e agilidade para nossa comunicação. Quem já não recebeu um e-mail?Esta semana tive a infelicidade de receber um e-mail e em certas partes era usada esta linguagem: (Vc eh amigo do...? Naum acredito! Kd ele? Bjus p/ vc e p/ ele!!! Fiquei magoado ao ver este assassinato da língua portuguesa e da nossa escrita. Observando a internet veremos que este tipo de linguagem é comum. Podemos dizer que a escrita está perdendo seu valor? Por escrevermos desta maneira, não estaremos nos prejudicando? Daqui há dez ou vinte nos, precisaremos nos alfabetizar nesta nova língua da internet?

3 comentários:

  1. Olá Régis. Aqui é diretamente do "Requiem for The Chronicler".

    Esse foi o seu primeiro texto no jornal, né? Aquele que você disse que fez aos 17, que rendeu uma coluna num jornal, não é? Parabéns!

    É um texto instigador que levanta um questionamento que renderia inúmeros debates em relação à Língua Portuguesa. A internet realmente é uma forma de contato rápida, o que faz com que muita gente abrevie e crie um vocabulário alternativo que atraia o leitor e diminua o tempo de digitação. Mas, conforme você levantou, até quando isso é válido?

    Um abraço! Continue escrevendo em seu blog. Eis o espaço para suas idéias.

    P.S. E, não deixe de ler algum texto do meu. Não esqueça de opinar também, ok?

    ResponderExcluir
  2. Oi lindinho, eu não podia deixar de comentar no seu blog, como tudo que você faz está maravilhoso, ainda não conhecia nenhum de seus textos, e pelo comentário acima já conheço até a história dele.
    Parabéns garoto, você merece tudo de bom, continue postando, eu estarei sempre aqui lendo seus textos.
    Beijos
    Te adoro
    Sirley Rodrigues.

    ResponderExcluir
  3. E aí Régis,
    Apesar de já fazer um tempo que você escreveu isso, não é verdade que a coisa ainda serve para hoje.
    Tem cada burro que escreve por aí.
    Até por que nós sabemos quando o cara escreve errado mesmo ou foi errto de digitação.Sem contar o novo vocabulário que eu não gosto de usar.Mas infelizmente temos que nos sujeitar a essa coisas.
    Falou e até a próxima

    ResponderExcluir